Entendendo o Vegetariano e o Vegano, Aprenda as Características de Cada Estilo
Vegetarianismo e Veganismo
Entendendo o Vegetariano e o Vegano, entenda, é de fato mais do que uma simples dieta. Considerado uma filosofia de vida porque através da alimentação, propõem mudanças de atitudes em relação aos padrões geralmente aceitos.
As observações
Contudo, sua importância quanto a observância destes padrões, é um tema cada vez mais frequente, embora tenha sido negligenciado por muito tempo, com isso, para colaborar, este artigo traz o tema entendendo as verdadeiras motivações dos membros, principalmente suas dificuldades.
Uma cultura
Uma pesquisa com usuários e apoiadores vegetarianos, descreve aspectos desta cultura alimentar, a principal motivação para o vegetarianismo, os veganos mantêm esse estilo, inteligente, de vida, não restringindo apenas a alimentação, considerando materiais, como artigos, relatórios, livros e documentários, direitos dos animais, consciência e respeito pelas espécies.
Oferta para demanda
O resultado da pesquisa mostra que o público vegano/vegetariano, deseja a ampliar sua dieta, um obstáculo a esta decisão está diretamente ligado a preço, distribuição ainda precária e restrita e falta de produto e marcas atuando nessa área.
A opção
O vegetariano opta por um regime alimentar onde exclui toda carne e produtos que sejam de origem animal, projetadas para chamar a atenção para impactos éticos, religiosos, ambientais e sociais através deste comportamento.
Vigoroso
Ser vegetariano não significa comer apenas vegetais. Vegetariano tem a raiz na palavra (latim) vegetus, que significa forte, vigoroso, saudável, ao invés de uma suposta opção por uma alimentação dieta baseada em vegetais, e com isso temos uma grande diferença.
A classificação
A Sociedade Vegetariana do Brasil (SVB) classifica o regime alimentar vegetariano em quatro formas:
- Ovolactovegetarianismo: consome leite, laticínios e ovos;
- Lactovegetarianismo: consome leite e laticínios;
- Ovovegetarianismo: consome ovos;
- Vegetarianismo estrito: produtos de origem animal não são consumidos em hipótese alguma;
A exclusão
Contudo, o regime vegetariano restrito inclui uma subdivisão, que orientada principalmente pela ética exclui de toda sua vida, e aqui inclui vestuário, utensílios, móveis, materiais etc., qualquer outro tipos e modelos de produtos que tenha em sua matéria prima qualquer forma de origem ou exploração animal, a esta opção, temos o veganismo.
A defesa dos animais
O veganismo tem uma posição no campo político, não apenas como uma dieta, uma vez que parte do entendimento pelos direitos dos animais, portanto, compreende entender que, os hábitos alimentares são “… o que se planta, se compra, o que se come, como, onde, com quem você come, com que frequência, a que horas e em que combinação, tudo combinado como parte integrante da prática social”.
Faz pensar sobre…
Desta forma, o veganismo é apresentado como uma orientação maior que uma simples dieta. É uma filosofia de vida que mostra questionamentos na alimentação e mudanças de atitudes.
Sencientes
Uma das motivações para a opção pela dieta e filosofia de vida vegana é o respeito aos direitos dos animais, pois são seres sencientes, a sensibilidade é a capacidade que o ser tem de estar consciente de si próprio, sentir, ou apenas do ambiente que o cerca.
A ciência
Hoje, está cientificamente comprovado que pelo menos os animais vertebrados têm essa capacidade: “provavelmente a sensibilidade existe em diferentes graus de complexidade em diferentes espécies animais.
Subdivisões
Por conta das divisões existentes no regime alimentar vegetariano, vegetarianos restritos, ovolactovegetarianos, ovovegetarianos e lactovegetarianos, algumas diferenças devem ser levadas em conta, já que as motivações variam conforme cada orientação, com isso as dificuldades para vegetarianos se tornarem veganos.
Preocupação
O vegetarianismo se preocupa com os animais, e por isso não consome nada de carne de frango, peixe, embutidos, como salame, salsicha, queijo, presunto, mortadela e frutos do mar.
Respeito
Sempre conscientes e motivados pelo respeito aos direitos dos animais, tem por base a sensciência, rejeitam toda e qualquer exploração de animais.
Suas motivações principais são bem semelhantes às dos veganos.
Conduta ética
Dos quesitos que incentivam o indivíduo optar pelo veganismo: mudança de hábitos pela saúde; e preocupação com o meio ambiente e principalmente a ética.
Quando se trata de ética, leva-se em consideração que consumir determinados bens e alimentos que é responsável pela demanda que favorece a exploração animal.
Egoísmo
Tratar um animal como matéria-prima para o bem-estar humano, para os veganos configura uma atitude cruel e egoísta, existe um cunho ético no consumo de produtos alimentares ou matéria prima de outros produtos, pois envolvem o abate a tortura e os maus tratos aos animais.
Leia Também:
Receitas Vegetarianas Para Café da Manhã
Receitas Vegetarianas Para Almoço
10 Receitas Vegetarianas Simples
6 Receitas Vegetarianas Fáceis
Curiosidade:
O veganismo tem sua origem conforme registros a partir dos anos 1800, com britânico Jeremy Bentham, que advogou pelos animais até sua morte.
Então, em meados de 1944 a palavra Vegano nasce com o carpinteiro Donald Watson o qual considerava o termo encorajador.
Equipe Tudo Gosto Blog!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente