Receita de Panetone, Aprenda Fazer este Delicioso Pão Doce, Muito Fácil
Preparamos especialmente para você, leitora do nosso blog, uma receita de panetone.
Com a aproximação do Natal, já é comum ver nas gôndolas dos mercados o tradicional panetone, mas você pode fazer em casa este delicioso pão doce.
Origem do nome panetone
Aliás, você sabe de onde surgiu este nome? Panetone, a palavra tem origem a partir da tradução do termo “Pani di Toni”, que traduzindo fica “o Pão do Toni”.
Existem algumas histórias a respeito da origem deste pão, uma delas é que um padeiro, chamado Toni.
Após um cansativo dia de trabalho em uma véspera Natalina, atendendo a uma solicitação do proprietário da padaria, Toni trabalhava em uma fornada de pães.
Ao mesmo tempo preparava uma massa para torta, tudo ia bem até que, Toni acaba trocando a ordem dos ingredientes. Até que a decoração ficou muito boa, combina com a Noite feliz de Natal.
Então, coloca as frutas que eram para a torta na massa dos pães.
Percebendo o erro, ele tenta corrigir, com isso ele adiciona na massa frutas cristalizadas, manteiga e ovos.
Após assar, Toni apresenta ao seu patrão o invento criado acidentalmente, porém, mal sabia ele que teria ficado muito agradável, e então passaram a produzir o que hoje conhecemos por panetone.
Outra lenda sobre o panetone que conhecemos é de que um padeiro, chamado Toni, trabalhava em uma padaria conhecida por “Della Grazia”, que traduzindo quer dizer “Da graça”, na cidade de Milão, Itália, por volta dos anos 1452 e 1508, durante o governo de Duque de Milão (Ludovico il Moro).
Pani di Toni
O padeiro Toni, era carinhosamente afetuoso com filha do seu patrão, com a intenção de chamar a atenção, então, ele criou uma receita especial de pão doce.
Porém, a verdadeira intenção era impressionar o seu patrão, o pai da moça, assim, adquirindo a admiração e respeito do pai e com isso, conquistar a confiança do futuro sogro para aceitar o seu relacionamento com a filha dele.
Então, os frequentadores da padaria, passaram a comprar e encomendar o “Pani di Toni”.
Com isso, seu patrão ficou feliz com a receita, pois via seu faturamento aumentar, e o “Pão do Toni” ganhou fama, até os dias atuais.
E pensando no “Pani di Toni”, preparamos esta Receita de panetone, especialmente para você que gosta dessa delícia com ingredientes que você pode ter em casa.
Receita de panetone
- 1 kg de farinha de trigo
- 40 g de fermento biológico
- 1 copo (200ml) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 250 ml de leite morno
- 300 g de frutas cristalizadas
- 250 g de uva passa sem sementes
- 20 ml de essência de panetone
- 3 ovos
Modo de preparo:
Primeiramente, bata no liquidificador os ingredientes: açúcar, sal, manteiga, leite, fermento, a essência e os ovos por aproximadamente 30 segundos.
Em seguida, coloque a farinha peneirada em um recipiente médio ou grande, faça uma abertura no centro da farinha e coloque os ingredientes que bateram no liquidificador.
Assim, comece a misturar com uma colher, e à medida que a massa for ganhando consistência use as mãos para continuar a mistura, misture tudo até o ponto de que a massa se solte das mãos.
Quando a massa chegar neste ponto de soltar das mãos você já pode adicionar as frutinhas cristalizadas e as uvas passas, sove a massa para misturar as frutas e uvas.
Aliás, para o caso de fazer um “chocotone” neste momento você pode adicionar em vez das uvas os pequenos cubos de chocolate a massa.
Assim, coloque a massa em uma forma apropriada e deixe crescer até dobrar o seu volume.
Entretanto, antes de colocar a massa para assar, pré-aqueça o forno de 10 a 15 minutos a uma temperatura de 150ºC.
Após isso, aumente a temperatura para 180ºC e asse o seu panetone até ficar dourado, o tempo estimado é de 25 a 35 minutos no forno.
Curiosidade:
Então, você sabia que o panetone chega no Brasil junto com os imigrantes italianos no século XX.
A partir de 1937, já se tem registro das primeiras produções do panetone com fins comerciais primeiramente com a família Di Cunto e por volta do ano de 1945 com o imigrante Carlo Bauducco.
Bauducco se torna conhecido como o principal responsável por tornar o panetone conhecido no Brasil.
Por fim, não se esqueça, se fizer o panetone, nos marque nas redes sociais, Facebook, Instagram, será um prazer receber a sua mensagem.
Equipe Tudo Gosto Blog!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente