Horário de Verão, os Prós e Contras e o Funcionamento deste Horário

Horário de Verão, os Prós e Contras e o Funcionamento deste Horário

O horário de verão é um assunto que todos os anos volta a ser notícia.

o horário de verão não vai voltar este ano no Brasil. O governo federal anunciou no dia 2 de outubro de 2023 que não pretende adotar a medida, que vigorou no país entre os anos de 1985 e 2018.

A decisão foi tomada com base em análises técnicas do Ministério de Minas e Energia, que apontaram que não há necessidade de adiantar os relógios neste ano.

Os reservatórios das hidrelétricas estão no melhor momento dos últimos 10 anos, e a oferta de fontes renováveis de energia é suficiente para garantir o fornecimento.

Além disso, a medida também foi alvo de críticas de especialistas, que apontam que ela causa transtornos, como problemas no sono e na saúde, além de aumentar o risco de acidentes de trânsito.

Portanto, a resposta para a sua pergunta é: não, o horário de verão não vai voltar este ano, 2023, no Brasil.

A recém encerraram-se as eleições presidenciais e o futuro presidente já trouxe o assunto à tona novamente.

Em suas redes sociais, promoveu uma enquete, abrindo votação para sentir o desejo de seus seguidores, que na data desta postagem tem em torno de 6,1mi seguidores.

A votação teve ao todo 2.363.087 votos, sendo que 66,2% votaram pela volta do Horário de verão. Então, é bem provável que teremos em 2023 a volta dos “dias mais longos”.

Horário de verão

O objetivo principal desta opção, é para ter um aproveitamento maior da luz do dia, e com isso o aumento da economia de energia elétrica.

Horário verão
Horário verão

Com o adiantamento em 1 hora nos relógios, entre as estações da primavera e verão, as regiões do país que adotam o horário ganham um aumento significativo de luminosidade natural no final da tarde.

Com isso, as pessoas acionam a iluminação elétrica e demais eletrodomésticos mais tarde e por menos tempo, com isso, um aumento significativo na economia para o bolso.

Normalmente, essa economia fica em torno de 4% a 5% de demanda no horário de pico, se considerar que o consumo nos horários entre as 18:00hs e 23:59 são os que tem os valores mais elevados, o horário de verão ajuda até no bolso.

O Horário de verão foi cancelado em todo território nacional no ano de 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Sob a alegação de que, baseada em dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que o pico de demanda mudou muito ao longo dos anos do fim para o meio da tarde, devido ao acionamento dos aparelhos de ar condicionado utilizado nas empresas.

Como começou o Horário de verão

Instituído pela primeira vez no país em 1931, no governo de Getúlio Vargas.

Naqueles dias, dizia o famoso Diário de Notícias sobre o horário de verão: “A prática dessa medida, já universal, traz grandes benefícios ao público, em consequência da natural economia de luz artificial”.

Presidente Getúlio Vargas
Presidente Getúlio Vargas

O Horário de verão foi se repetindo ao longo dos anos sem muita regularidade.

Porém, a partir de 1985, devido a forte e histórica seca, que acabou resultando em blecautes e severos racionamentos de água.

Horário de verão decretado

Então, o horário de verão passou a ser adotado, em todo o país, anualmente, tendo duração e abrangência pré-definidas por decretos do presidente da república.

Em 2008, através de um decreto, o horário de verão tornou-se permanente, entrando em vigor do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Assim, em abril de 2019, o então presidente Bolsonaro extingue a medida.

Argumentou na época:”O horário de pico hoje é às 15 horas e [o horário de verão] não economizam mais energia. Na saúde, mesmo sendo só uma hora, mexia com o relógio biológico das pessoas”.

Tardes mais longas
Tardes mais longas

Vantagens

Há uma pequena redução com o horário de verão, não tão significativo como antes.

Inclusive, não sendo capaz de reduzir o consumo de energia como antes porque ao longo dos anos ocorreu uma mudança, de norte a sul, no padrão de consumo da população.

Considerando os últimos 10 anos, o pico de consumo atual é entre 14hs e 16hs e não mais no início da noite, como no passado.

Logo, o horário de verão não tem o mesmo efeito como no passado, onde o pico do consumo era no início da noite.

Devemos levar em consideração que a iluminação não tem o mesmo consumo de energia que o ar condicionado.

Visto que hoje em dia este aparelho é facilmente encontrado nos lares em todo o país.

Todavia, mesmo que fosse pouco, todo e qualquer tipo de economia é válida, pois mesmo que pouco, seria uma redução.

Levando em conta que não prejudicaria em nada o setor, e a população ganharia alguns minuto a mais de luminosidade natural.

Horário de verão
Horário de verão

Horário de verão

Para algumas regiões implicaria diretamente na economia, pois tem importante impacto no setor de turismo, e aqui já identificamos que foge apenas das questões energéticas.

Um setor da economia que é muito favorecido pelo horário de verão, sem dúvida são os bares, restaurantes e similares.

Estes tem seus horários estendidos e com o horário de verão tem seu movimento aquecido durante os horários entre 18:00hs e 21:00hs.

O fator segurança também é beneficiado com a mudança, com uma hora a mais, há uma redução nos casos roubos e acidentes, entre outros.

Existem registros de que, com o aumento da luminosidade, os acidentes em rodovias federais diminuem consideravelmente.

O fato é que no Brasil não existem estudos estatísticos sobre aumento ou diminuição de acidentes devido a esta alteração de horário.

Já nos EUA, uma renomada universidade, tem estudos de que os acidentes de trânsito tem aumento de 8% no dia seguinte à alteração para o início do horário de verão.

Qualidade de vida
Qualidade de vida

Qualidade de vida

O horário de verão proporciona a prática de esportes ao ar livre, como caminhadas e jogos, exercícios em parques e praças públicas.

Em especial, durante o período que compreende o final da tarde, onde a maioria encerra seus expedientes e pode aproveitar a luminosidade natural prolongada.

Desvantagens do horário de verão
Desvantagens do horário de verão

Desvantagens do Horário de verão

A principal reclamação que mais temos notícia é a dificuldade de adaptação, pois com a chegada do novo horário você inicia seu dia 1 hora mais cedo que o normal.

E essa adaptação geralmente dura em torno de 7 a 10 dias, dependendo da atividade exercida pode prolongar o período de adaptação.

Com a alteração do horário o que mais incomoda é a não adaptação do que conhecemos por relógio biológico.

Estamos há mais de 3 anos acostumados com um horário, e no caso de volta do horário de verão, teremos essas reclamações novamente, sono, cansaço, etc.

Essa alteração de horários afeta diretamente o nosso biológico, pois envolve a produção de hormônios como o cortisol e a melatonina, responsáveis diretamente pelo despertar e o nosso sono respectivamente.

Horário de verão
Horário de verão

Regiões do Brasil

Outra desvantagem que encontramos é o desencontro de horários entre alguns estados.

Em um país com dimensões continentais, como o nosso, algumas regiões acabam tendo horários diferentes de outras.

Aliás, você sabia que temos quatro fusos horários? São eles:

O de Brasília, que abrange as regiões Sudeste e Sul, Nordeste,os estados do Pará, Amapá, Goiás, Tocantins, e o Distrito Federal;

O Arquipélago de Fernando de Noronha (uma hora à frente de Brasília);

O do Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (uma hora atrás de Brasília);

Por fim, o fuso horário do Acre e oeste do Amazonas (duas horas atrás de Brasília).

Assim, os estados que pertencem às regiões Norte e Nordeste não adotam a mudança, devido à proximidade dessas regiões com a linha do Equador.

Tardes mais longas
Tardes mais longas

Em resumo, se funciona ou não, se economiza ou não, o fato é que ganhamos tardes mais longas e podemos aproveitar para atividades diversas, contudo, o fato é que acordamos mais cedo.

Por fim, se você concorda ou não com o horário de verão, respeitamos sua opinião, nossa intenção neste artigo é trazer a discussão a tona, independente da preferência.

E não esqueça, deixe seu comentário, e não esqueça de visitar nossos perfis em facebook, instagram, será um prazer ter a sua companhia por lá.

Fonte de pesquisa: https://pt.wikipedia.org/ e https://www.ibge.gov.br/

Equipe Tudo Gosto Blog!

Tags

Horário de verão

Fabricio Lima

Fabricio Lima

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.