História Infanto Juvenil, Veja Como Incentivar A Leitura Infantil

História Infanto Juvenil, Veja Como Incentivar A Leitura Infantil

Despertar o hábito da leitura nas crianças não é uma tarefa muito difícil, com o advento da internet é fácil ter acesso a livros de história infanto juvenil.

Ter uma grande quantidade de livros em casa facilmente acessíveis não garante que todas as pessoas vão lê-los. Por outro lado, há casos em que há poucos livros, mas que são bem aproveitados.

O exemplo é um conceito que prevalece, onde o adulto cultiva o hábito, a probabilidade de a criança despertar o interesse pela leitura infantil é maior.

Pais que mantêm o hábito da leitura têm mais chances de despertar em seus filhos, contudo, pais que não leem também podem incentivar seus filhos através de livro infantil.

Livro de história infantil

O fato é que quanto mais cedo a criança desenvolve o hábito da leitura, através do contato com livros infanto juvenil, assim percebe, conhece e desenvolve o prazer pela leitura.

Quanto mais cedo incentivada e familiarizada com a leitura, maior a probabilidade de se tornar um adulto leitor, o contato desde cedo instiga a leitura. 

Uma forma para incentivar o hábito da leitura nos pequeninos é ter o hábito.

Crianças que crescem em um ambiente onde a leitura faz parte da rotina da família terão maior facilidade a adquirir o gosto pela leitura.

Mesmo que ainda não saiba ler, o fato de ter acesso a literatura infantil, livros ou revistas com desenhos para pintar, quadrinhos e demais tipos de livros, começa a desenvolver o hábito de sempre ter um livro para ler.

Importante mostrar aos pequeninos o livro como objeto de diversão, algo prazeroso, e não como uma carga, um compromisso, a leitura infantil deve ser alegre.

Hoje em dia existem muitas opções de livros de história infantil, são os mais diversos, e principalmente quando buscamos este tipo de literatura em lojas virtuais.

Leitura Infantil
Leitura infanto juvenil

Nossa experiência com a literatura infantil

Lembro de uma situação em que passamos com nosso filho, na ocasião ele tinha 09 anos, passava muito tempo no computador jogando.

Devido ao rigor do inverno, eram raros os momentos em que podíamos ir a uma praça para atividades ao ar livre, e com isso, quando não era no computador ele estava no vídeo game.

Assim, isso nos incomodava, o excesso de tecnologia, por um lado, útil para os estudos e aprendizado, por outro, sedentarismo e falta de atividades sociais.

Leitura infantil

Foi então que entraram em cena os livros de história infanto juvenil, indicado por um colega conhecemos a coleção chamada “O diário de um banana”.

Sinceramente, foi a melhor coisa que podia ter acontecido naquele inverno, era comum ouvir as gargalhadas de nosso filho enquanto lia as histórias do livro infantil.

E desta coleção, partimos para outros livros, ele foi pegando o gosto pela leitura, a ponto de começar a busca por livros de seu interesse para ter novas experiências.

Historia infanto Juvenil
História infanto Juvenil

Outro livro fantástico, e este livro, nosso filho conheceu antes do filme, Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis.

Com viagens ao fim do mundo, traz criaturas fantásticas e com batalhas épicas entre o bem e o mal.

Aliás, isso é o que um leitor mais espera de um livro.

livro infantil
livro infantil

Fora outros como o Clássico O Pequeno Príncipe, com encantadoras, inesquecíveis e sábias histórias contadas por ele próprio.

O livro narra fatos de seu próprio planeta, com seus curiosos três vulcões e uma encantadora flor presunçosa.

Existe uma coleção, para a mesma faixa etária, que conhecemos e que também é fantástica e vale muito o investimento em boas histórias e gargalhadas.

Aliás, semelhante ao Diário de um banana, é a coleção chamada Diário de Aventuras da Ellie.

livros de história infanto juvenil
Livro infantil

São histórias hilárias de uma menina chamada Ellie, que anota em seu diário os fatos e acontecimentos de sua vida, a maioria deles em família.

História infanto juvenil para dormir

As crianças menores, geralmente até os 4 anos, têm sua atenção no livro pelas cores, figuras e formas.

Em seguida, serão as imagens, até o momento em que começam a identificar as palavras e com isso, desenvolvendo a linguagem e leitura.

Então, a criança nota desde cedo que o livro é algo bom, que preenche momentos, sem saber, o livro gera um prazer.

A leitura infantil

Além do contato com a história infanto juvenil, outra opção para incentivar a leitura e instigar a curiosidade quanto à literatura infantil, é desenvolver alguns hábitos em família:

  • Antes de dormir, conte histórias as crianças, brinque, mude a voz conforme o personagem;
  • Promova passeios com frequência a livrarias e bibliotecas;
  • Programe-se e descubra peças de teatro infantil;
  • Presenteie com livros de filmes que tenha gostado de assistir;
  • Identifique personagens em jogos eletrônicos que são de livros de história infantil; 

Mostrar livros para as crianças é uma maneira de incentivar a leitura, causando a curiosidade de ter o livro e entender melhor a história.

Traga a história do livro para fatos do dia a dia, escola, parques, praças, praia, montanhas, enfim, use elementos do livro para atrair o desejo pela leitura.

Leitura infantil
Literatura infantil o hábito da leitura infantil

Então, citamos aqui alguns títulos, mas não como definitivos, a literatura infantil é vasta.

A intenção deste artigo é compartilhar com você nossa experiência como pais, e o quão bom foi ter histórias infantil para ler.

Foi um tempo muito bom mas a parte melhor da história, é que o hábito permanece.

Então, procure bons livros, busque indicações de seus amigos, e com isso, incentive seu filho ou filha a desenvolver este hábito mais que saudável.

Por fim, fique à vontade em compartilhar conosco alguma dica de leitura, tanto aqui nos comentários ou nas redes sociais, estamos no facebook e no Instagram, será uma alegria receber sua mensagem.

Equipe Tudo Gosto Blog!

Adriano Drinko

Adriano Drinko

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.