Natureza na Decoração do Lar, 3 Dicas para Trazer Natureza para Dentro de Casa
Quer saber como ter mais Natureza na decoração do lar? Saiba como trazer o verde para a sua casa, assim como, um ambiente com maior bem-estar, sem abrir mão da estética e as suas preferências.
Em nosso ambiente residencial, ter o natural inserido ao convívio traz alguns benefícios à saúde. Entre eles, respirar melhor, ânimo ao realizar atividades do dia a dia, relaxamento, e facilidade na concentração.
Por isso, é importante termos um cantinho apropriado para o cultivo de plantas, flores em casa, um jardim, ou no caso de apartamento um espaço para tal.
Assim, podemos usufruir diariamente das sensações e bem-estar que a natureza nos proporciona.
Natureza na decoração do lar
1 – Tenha um jardim
Para quem tem o privilégio de morar em uma casa com um quintal ou em apartamentos com varandas, montar o próprio jardim é uma das atividades que para muitos serve como terapia, um exercício que realizado com dedicação e cuidado faz muito bem para nossas mentes e emoções.
Por experiência própria, diria, inclusive, que essa rotina pode ser um momento de alegria e desconexão com o mundo exterior que posso ter.
Além do mais, deixa a decoração mais com um toque especial e ajuda como umidificador natural, principalmente nos dias quentes do verão.
Para uma decoração mais aproximada do tom ecológico em casa, uma opção é usar um piso em madeira, para isso, podem também ser utilizados materiais em madeira restaurada, pedra e detalhes em concreto aparente, além de pisos com pedras que facilitam a drenagem de água da chuva, facilitando assim a infiltração.
O principal para mim no jardim é o contato físico e visual com as plantas, flores, os elementos naturais ajudam e me motivam promovem uma sensação de bem-estar, ver o desenvolvimento, estudar a melhor posição solar, trabalhar a ordem das cores de cada exemplar e depois acompanhar o crescimento no dia a dia, é muito interessante e prazeroso acompanhar o resultado.
2 – Cultive uma mini horta
Uma outra opção, que também é um ótimo exercício, é o cultivo de uma mini horta, esta pode lhe proporcionar os seus próprios temperos, livre de todo o tipo de agrotóxico e o mais prazeroso é você mesmo ter a experiências de, literalmente, colher os frutos de seu trabalho, dando aquele sabor especial nos pratos.
Para os que residem em apartamentos, já vi hortas cultivadas em áreas de serviços, em situação de pouco espaço uma horta vertical em vasos apropriados para tal, já vi em garrafas pet, essas normalmente utilizadas com água mineral.
Entretanto, o fato é que quando você quer fazer a sua horta e ter esta experiência, não importa o tamanho, sempre se dá um jeitinho.
Leia Também:
Design de Interiores Sustentável
Churrasqueira Revestida com Porcelanato
Design Ecológico em Interiores
3 – Monte um teto verde
Já é de nosso conhecimento e bem fácil de encontrar na internet, os casos em que se faz uma cobertura de vegetação sobre o teto.
Mas este já é mais complexo pois precisa do acompanhamento de um profissional qualificado na parte da impermeabilização, e este serviço envolve técnicas de impermeabilização e de plantio específicas.
Apesar do trabalho parecer um desafio e um tanto quanto preocupante, tem algumas vantagens.
- captação de água da chuva;
- redução de temperatura interna do imóvel;
- e configuração de jardins e condições propícias para pássaros cantantes, borboletas e insetos.
E assim, isso traz muito mais natureza à decoração do lar, tornando-a mais viva e com a participação de pássaros que começam a pousar no local.
Por fim, não se esqueça, caso tenha feito o seu jardim ou horta, nos marque nas redes sociais, Facebook ou Instagram.
Equipe Tudo Gosto Blog!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente