Decorando a área de serviço, 5 dicas para deixar sua área funcional
Neste artigo, decorando a área de serviço, saiba como decorar este espaço e transformá-lo em um local bem mais usual e prático.
É muito comum que este espaço, a área de serviço, tenha uma metragem reduzida. Então, é necessário otimizar o uso dessa parte da casa ou apartamento, para garantir a sua praticidade e funcionalidade.
É possível incluir o cômodo no imóvel com soluções simples e eficientes e dar um toque especial ao espaço.
Área de serviço
Por que a área é geralmente pequena?
Nos grandes centros urbanos, geralmente em capitais como São Paulo, a urbanização exige que sejam criadas alternativas de residências reduzidas.
Assim, os apartamentos ao longo dos anos passaram a ter seus espaços reduzidos e precisando de soluções com plantas práticas, onde móveis e eletrodomésticos fiquem distribuídos de forma inteligente e racional.
Geralmente a área que mais é afetada com a diminuição do espaço é o local destinado ao uso de serviços, estima-se que o tempo em que se deve passar neste local deve ser mínimo e objetivo, o problema é que os eletrodomésticos utilizados nestes espaços não acompanham essa evolução na mesma velocidade.
Ter a liberdade de organizar a própria rotina e fazer o manuseio e a lavagem das próprias roupas em casa é uma vantagem para quem prefere está certa privacidade
Assim, sem a necessidade de terceirizar esta tarefa ou ter que se deslocar até uma lavanderia e ficar aguardando o ciclo completo de lavagem.
Incluir um estudo bem elaborado na arquitetura, no projeto e, ainda por cima, trabalhar a decoração para deixar este espaço funcional e elegante,
Elaborar um projeto funcional e racional é um quesito a ser avaliado na etapa da construção do projeto, para depois executá-lo.
Tudo começa no projeto
No geral, o projeto para área destinada de serviço prevê espaço para uma máquina de lavar, uma pequena bancada, um tanque.
Ha casos que dispõe de espaço para um armário para guardar produtos de limpeza, pequenas ferramentas e outros objetos.
Essa é a lista básica de uma área, e tem sido cada vez menor o espaço disponibilizado para tal, existem condomínios que oferecem um espaço como área comum reservado para uso coletivo.
Nos casos em que fazem parte do imóvel, geralmente a área de serviço estará alocada em um corredor pequeno e apertado ou um pedacinho da varanda.
Na maioria dos casos, o que acontece é que há apenas um pequeno quadradinho de 1,5 x 2,0m.
E ainda, casos em que pode estar integrado à cozinha ou mesmo “escondido” dentro de um armário, uma ideia muito comum nas casas norte-americanas.
Como decorar uma área de serviço?
Um item de extrema importância em uma área de serviço é a máquina de lavar, de preferência as que lavam e secam.
Assim, com a inconveniência de ter o espaço reduzido, um varal pode ocupar espaço demais.
Na opção por este modelo de lavadora que lava e seca, uma família composta por duas a quatro pessoas, logo, o mais indicado são as de capacidade para 10Kg.
A bancada e o tanque também são importantes, pois eventualmente aparece a necessidade de usar o tanque para algum serviço de limpeza mais específico.
No Brasil, o hábito de utilizar o tanque para lavagem com água corrente é uma prática normal nas tarefas do diárias.
Armazenamento
Em espaços reduzidos, o planejamento é primordial para que tudo se encaixe sob medida perfeitamente.
Tanto na organização e armazenagem, organização dos produtos de limpeza, pequenas ferramentas e materiais de uso cotidiano e até eventuais como lâmpadas reserva entre outros itens.
Assim, a instalação de nichos, armários suspensos ou do tipo prateleiras é uma opção que pode facilitar e muito os serviços domésticos.
Em raros casos, e este é mais comum nos imóveis mais antigos, onde área destinada à lavanderia dispõem de espaços consideráveis e acima do normal para quem gosta destas atividades.
Aliás, montar uma em um tipo de marcenaria planejada é uma alternativa para que gosta de serviços manuais caseiros, onde pode-se trabalhar principalmente o artesanato e a decoração.
Então, antes de instalar os armários, para evitar trabalho redobrado e principalmente perda de tempo, faça todas as medições.
Utilize um lápis para marcar os lugares dos furos e antes de fazer qualquer furo veja estas duas observações.
Primeiro, certifique-se onde está a rede hidráulica, esta é uma prioridade.
Segundo, simule onde ficarão todos os itens a serem instalados para identificar os lugares dos furos.
Antes de instalar qualquer item, certifique-se se há espaço suficiente para entrada e movimentação de móveis ou até mesmo da máquina.
Assim, você evita dores de cabeça desnecessárias ou até mesmo algum tipo de prejuízo futuro.
Varal, adaptando a área de serviço
Para os casos em que não se dispõem de secadora de roupas o indicado é o varal interno, geralmente fixado no teto.
Este modelo, fica suspenso na área e você pode subir e descer com o uso de uma “cordinha, é de fácil instalação e não ocupa muito espaço.
Para isso, antes de instalar veja como fica mais confortável a colocação e a retirada das roupas para um melhor aproveitamento.
Dependendo do modelo da máquina, se for do tipo que a abertura é frontal, você consegue adaptar um armário em cima da máquina.
Com isso, favorece guardar itens usados com maior frequência na lavanderia.
Já nos casos em que a abertura é superior já não é possível, tem que levar em conta o espaço necessário para abertura da tampa.
Personalização
A parte da criatividade é especial na lavanderia, você pode mudar o ambiente investindo em cores, quadros e fotos, flores, naturais ou artificiais neste ambiente.
Desse modo, tornando o local alegre e um personalizado.
Se você observar variações das de cores, tonalidades, cores fortes e fracas, neutras, você pode ter um equilíbrio no resultado, cores mais claras irão contribuir para a impressão de um lugar mais amplo e limpo.
Por fim, atenção as cores da lavanderia, considere as demais cores da casa para não ficar muito diferente e agressivo, e não dar uma impressão de desordem.
Equipe Tudo Gosto Blog!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente