Como Plantar Tulipas, 5 Dicas Para Você Cultivar em Casa

Como Plantar Tulipas, 5 Dicas Para Você Cultivar em Casa

Hoje vamos compartilhar com você algumas dicas de como plantar tulipas para que você possa desfrutar desta bela planta de interior ou exterior e encher a sua casa de cor.

Sabe quando  vemos em vídeos ou imagens aqueles lindos e belos campos de tulipas de encher os olhos, saiba Como plantar tulipas e tenha um lindo vaso ou um colorido jardim em sua casa.

Com origem nas montanhas da Mongólia, mas tornando-se um símbolo da Holanda, a tulipa é sem dúvida uma das plantas mais amadas por todos os amantes da jardinagem e decoração.

Como Plantar Tulipas

Há uma grande variedade de cores que explicam o importante significado das tulipas.

Por isso, há aquelas que transmitem amor, atenção e apego como as tulipas vermelhas; outras que simbolizam pureza e paz como as tulipas brancas.

Seja como for, a tulipa se torna a flor preferida para dar de presente e que todos queremos ter em casa.

Como plantar tulipas
Como plantar tulipas

Como cuidar da flor tulipa

Então, como em qualquer outra planta, devemos levar em consideração qual é a melhor época do ano para começar a plantar tulipas sem morrer na tentativa.

Neste caso, a melhor época para plantar, levando em conta o Brasil, mas isso muda de acordo com a região, é o nos meses entre março e setembro, outono/inverno.

Por quê? Neste período é a melhor época para semear e plantar bulbos de tulipas antes que as primeiras geadas cheguem e o frio do inverno os mate.

Por isso levar em conta em qual região você está e deixar passar o período de frio mais crítico.

Como plantar tulipas
Como plantar tulipas

Plantar tulipas

Sabendo disso, vamos ver o passo a passo de como plantar tulipas a partir de seu bulbo:

1 – Prepare um solo ou substrato com boa drenagem. As tulipas, assim como os bulbos, não suportam excesso de umidade e isso pode prejudicar seu bom desenvolvimento.

2 – Adicione um pouco de composto orgânico à mistura. Recomendamos adicionar um pouco de húmus de minhoca ou composto à preparação de drenagem para ajudar a dar força à planta.

3 – Coloque a tulipa em uma área ensolarada. As tulipas, da mesma forma que acontece com outras plantas como as dálias, precisam estar localizadas em uma área com bastante sol para seu bom desenvolvimento.

Depois de escolher o local perfeito para sua planta, plante os bulbos de tulipa com três vezes o tamanho de profundidade.

Dica: é muito importante deixar a parte larga da bulbo para baixo, em contato com o solo, e a parte afiada ou fina voltada para cima.

4 – Deixe espaço entre os bulbos. Se você pretende plantar várias tulipas ao ar livre para formar uma fileira de flores, deixe um espaço de 5 a 10 cm entre cada um dos bulbos, para que tenham terreno para se desenvolver bem.

Dica: Se você for plantar seus bulbos em um vaso, pode fazê-lo ao contrário e colocá-los juntos, para que eles se apoiem à medida que crescem.

5 – Cubra o bulbo com solo ou substrato até a altura adequada.

Dica: deixe o solo solto e arejado. Quando estiver pronto, recomendamos regar a planta com frequência, mas com a dose certa de água para evitar o excesso de umidade.

Como plantar tulipas
Como plantar tulipas

Cultivo de tulipas – Cuidados

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de pensar em cuidar de suas tulipas é se elas são para sol ou sombra.

Podemos dizer que esta planta é super versátil e se adapta a você: aguenta sol direto assim como pode ficar em locais sombreados.

Dependendo se você tem bulbos de tulipa em ambientes fechados ou ao ar livre, a frequência de rega pode variar.

Como plantar tulipas
Como plantar tulipas

Se os bulbos estiverem dentro de casa, você deve regá-los 2 ou 3 vezes por semana; se forem expostas ao sol, a irrigação não será necessária enquanto as chuvas forem recorrentes.

Tal como acontece com outras espécies de plantas, as pétalas de tulipas podem murchar, por isso recomendamos esperar de 5 a 6 semanas para que toda a planta fique amarela.

Quando essa situação ocorrer, recomendamos desenterrar os bulbos para mantê-los em local fresco para que possam ser plantados novamente no próximo ano.

Dica: Se você quiser manter os bulbos no vaso, recomendamos trocar o substrato para fornecer novos nutrientes à sua planta.

Se você quiser prolongar o tempo de floração de suas tulipas, plante variedades de plantas com diferentes tempos de floração. Você terá lindas flores por mais tempo!

Esperamos ter colaborado com você de alguma forma e que este artigo lhe seja útil.

E não esqueça de nos marcar nas redes sociais, Facebook ou Instagram, com as fotinhos de suas tulipas!

Como plantar tulipas
Como plantar tulipas

Equipe Tudo Gosto Blog!

Referência:

Explore as maravilhas do cultivo de tulipas com dicas valiosas. Para aprofundar seu conhecimento, consulte o site https://www.tuliptime.com/ para informações detalhadas sobre essa encantadora flor.

Tags

Como plantar tulipas

Mari Trynsk

Mari Trynsk

Sou Mari Trynsk, especialista em Design de Interiores e decoração. Tenho o dom de transformar ambientes simples em verdadeiros paraísos. (modestia a parte) Nos meus artigos, compartilho dicas e inspirações para criar espaços encantadores. Acompanhe o site e confira as dicas de decoração!

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Tecido Musseline

Tecido Musseline

O tecido musseline é uma escolha popular no mundo da moda devido à sua leveza, elegância e versatilidade. Conhecido por seu toque suave e caimento fluido, ele é...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.