Brincadeiras Antigas, Ensine Para As Crianças Novas Brincadeiras

Brincadeiras Antigas, Ensine Para As Crianças Novas Brincadeiras

Que as crianças adoram brincar isso é um fato conhecido por todos, não é nenhuma novidade, vamos lembrar como eram as brincadeiras antigas.

O ato de brincar surge a partir de uma ação espontânea, voluntária e natural de toda criança, é uma das formas mais primárias de socialização do ser humano, e curiosamente tem o mesmo objetivo, a diversão.

As brincadeiras de antigamente, tanto coletivas ou individuais, exploravam o lúdico, a imaginação, a participação, o raciocínio lógico, fatores estes muito importantes no desenvolvimento de toda criança.

Brincadeiras infantis

Uma curiosidade dos tempos modernos, é que as crianças hoje em dia estão, ligeiramente, mais ligadas à tecnologia.

Aliás, por um lado, há aspectos positivos no que a tecnologia oferece. Por outro lado, as crianças passam a viver em um ambiente mais individualista, deixando de lado o coletivo e perdendo algumas oportunidades de socialização.

Crianças brincando

Algumas escolas ainda proporcionam este tipo de atividade, neste ambiente é incentivado e trazido a conhecimento as práticas e regras das brincadeiras antigas, porém fora deste, dificilmente as crianças irão se deparar ou aprender essas brincadeiras infantis.

Então, para relembrar as brincadeiras antigas preparamos algumas neste artigo especialmente para que você tenha a oportunidade de relembrar e, surgindo a oportunidade, brincar.

Brincadeira de Roda
Brincadeira de Roda

1 – Brincadeira de Roda

As Brincadeiras de roda tiveram origem com os costumes e as tradições folclóricas, dos mais diversos povos, etnias.

Assim, muitas brincadeiras de antigamente como as cantigas de roda já foram se adaptando a infância de muitas crianças brasileiras. 

Acompanhada de pequenas cantigas como atirei o pau no gato, ciranda, cirandinha, as brincadeiras de roda tinham uma atividade lúdica.

Esta, com a finalidade de desenvolver na criança o ritmo, a coordenação motora e a expressão corporal.

Enquanto cantam em um determinado ritmo musical, caminham, devem pular e parar nos momentos certos de partes da música.

Amarelinha
Amarelinha Brincadeiras antigas

2 – Amarelinha

Esta é uma das brincadeiras antigas e atuais, até hoje é muito fácil ver crianças brincando, aqui cada participante precisa ter uma pedrinha, (não arredondada) ou uma parte de casca de banana. 

Joga-se a pedra na casa de número um e vai pulando uma casa com apenas uma perna até chegar ao ‘céu’.

As casas numeradas e seus limites eram desenhadas no chão com um giz, carvão ou com uma pedra mesmo, na rua ou em calçadas. 

Hoje em dia existem tapetes antiderrapantes com o desenho pronto para você pular amarelinha dentro de casa ou em um ambiente fechado.

Na brincadeira da amarelinha, perde a vez quem pisar (queimar) as linhas do jogo; não pode pisar na casa onde está a pedrinha; errar a casa ao atirar pedrinha, e não conseguir ou esquecer e não pegar a pedrinha na volta. 

Nesta brincadeira, ganha quem pular todas as casas primeiro e completando todo o circuito, número após número, sem errar e chegar ao céu, que é a última casa. A criança trabalha seu equilíbrio, memória e cálculo.

Pula corda
Pula corda Brincadeiras de antigamente

3 – Pular corda

Esta, sem dúvida é disparada a preferida da criançada, quem nunca entrou com a corda em movimento e saiu com ela em movimento, quem nunca levou a corda na cabeça ao tentar entrar e calcular errado o momento certo.

Pular corda é uma atividade em que a criança gasta muita energia, ainda mais quando os desafios aumentam e você precisa pular, 50, 75, 100 vezes, quem pula mais vezes ganha.

Outra opção é pular cantando uma música que vai dizendo os movimentos que tem de ser feitos.

Então, para esta brincadeira, o ideal são três crianças, duas em cada ponta da corda girando para o mesmo lado, e outra que pula cada vez que a corda passa por seus pés. 

Existem várias músicas que pode acompanhar a brincadeira, mas a mais conhecida é seguinte:

“Um homem bateu em minha porta, e eu abri

Senhoras e senhores: Põe a mão no chão, senhoras e senhores: pule de um pé só

Senhoras e senhores: dê uma rodadinha

E vá pro olho da rua

Ra, re, ri, ro, rua“

Autor desconhecido: Domínio público

Assim, a criança segue o que diz a música, pondo a mão no chão, pula em um pé só, roda sem parar de pular e no final “rua” sai dando espaço para outra entrar e sem deixar a corda bater nela.

A brincadeira pode ser organizada em equipes, duplas ou individual, pode ser do tipo competição e ter o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Cinco marias
Cindo Marias

4 – Cinco Marias

Esta é a brincadeira que considero mais antiga, todas as pessoas que conheço me dizem que seus pais aprenderam com seus avós e assim sucessivamente, é uma brincadeira de ultrapassa gerações.

Esta é uma das brincadeiras antigas para educação infantil, usava-se pedrinhas, e estas muitas vezes envoltas em um tecido costurado a mão.

Esta brincadeira antiga, Cinco Marias, pode ser jogada com duas ou mais pessoas, e o objetivo é passar diversas fases, sempre com uma das pedrinhas sendo jogada para o alto. 

Ao jogar uma pedrinha para o alto, tem que pegar uma pedrinha do chão ou empurrar a pedrinha do chão para um tipo de goleira formada pelos dedos da outra mão.

Quem errar passa a vez para o outro participante jogar. Esta brincadeira trabalha o desenvolvimento do raciocínio lógico e a tomada de decisão rápida.

Peteca
Peteca brincadeira infantil

5 – Peteca

O jogo de peteca é considerado um esporte, inclusive existem competições dessa modalidade.

E acredite, este jogo foi inventado pelos índios, esta é uma das brincadeiras mais antigas e toda criança gosta de brincar.

Então, para jogar peteca é simples, esta é uma brincadeira em que só tem uma regra, e não pode deixar acontecer.

Regra única do jogo: Não deixe a peteca cair no chão. 

Aliás, o jogo acontece sem o uso de nenhum equipamento, apenas você bate e rebate a peteca com a palma da mão.

Esta é uma brincadeira trabalha muito a coordenação motora, força e pode ser com 2 ou mais crianças.

Porém também sendo possível dupla contra dupla, competições individuais ou coletivas.

Peteca
Peteca

Aliás, se você lembra alguma brincadeira antiga que costumava brincar e que guarda na lembrança recordações que te remetem a infância, compartilhe conosco, deixe aqui nos comentários.

E não esqueça de nos seguir nas redes sociais, estamos no Facebook e no Instagram.
Equipe Tudo Gosto Blog!

Adriano Drinko

Adriano Drinko

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

3 Receitas Incríveis Com Café!

3 Receitas Incríveis Com Café!

Café Além do Comum: 3 Receitas Incríveis com café! Explore seus sentidos em uma experiência de sabores exóticos e refrescantes com nossas três receitas de café inov...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.