Lindas Cortinas e Persianas, Veja 9 Dicas Para Decoração
Decidir optar por Lindas cortinas e persianas certas para cada janela não depende apenas do tecido ou do estilo decorativo que se deseja alcançar, além disso, você deve considerar qual a necessidade, privacidade ou decoração e claro, as medidas, o design e o tipo de janela.
As medidas
Para começar, você deve calcular seu tamanho, porque cobrir pequenas janelas com tecidos não é o mesmo que vestir a janela, escolha tecidos que pesem pouco, no contraste com as cores internas e preste muita atenção no cálculo das medidas .
É melhor sobrar do que faltar
Meça a largura e o comprimento da janela e acrescente 10 cm de largura para as bainhas laterais e 30 cm para a bainha inferior e para cobrir o acabamento da janela.
Muitas combinações
Combine uma cortina de linho que proporciona leveza e frescor com uma cortina de tecido escuro que proporciona privacidade, são muitas opções, O que mais determina o efeito de uma cortina ou persiana é o tecido com o qual foi confeccionada.
1 – Cortinas com tecido rendado
Os espaços são enriquecidos com têxteis para dar mais calor. As cortinas ajudam na gama cromática para a mudança de estação. Quando você tem esse tipo de janela grande, pode optar por tecidos ricos e pesados, embora cortinas leves sejam uma transição natural para o exterior.
2 – O Neutro infalível
As fibras naturais, além de se adequarem a qualquer proposta decorativa, são fáceis de combinar. Por isso, em quartos decorados com papel estampado, as persianas de juta, (fibra têxtil vegetal) são uma opção segura.
3 – Riqueza visual
O dormitório infantil permite licenças mais decorativas do que os demais. Aproveite e escolha o mesmo padrão para papel de parede, cortinas e roupas de cama. Para que o resultado não fique sem graça ou monótono, brinque com duas coleções diferentes e ilumine com detalhes suaves.
4 – Misture se recarregar
A chave do sucesso ao combinar a estampa das cortinas com outros tecidos estampados no quarto é que os motivos sejam da mesma proporção ou que compartilhem uma gama de cores.
5 – Com personalidade
As estampas grandes não precisam ser visualmente pesadas: escolha um tecido de base neutra com elementos de uma cor. Este, é uma mistura de linho e viscose muito elegante.
6 – Acabamento franzido
À primeira vista, parece uma cortina franzida, mas na verdade são dois tecidos que foram costurados para criar esse efeito. Esta proposta é uma solução perfeita quando não queremos abrir mão de belas vistas ou para ambientes, como a cozinha, onde o tecido fica exposto a respingos e manchas.
7 – Dormitório menores
Nesses casos, uma opção é uma cortina simples feita de um tecido transparente, como linho ou algodão. Para deixá-lo ainda mais leve, opte por um tipo “pacote”, muito parecido com os dobráveis, mas, como não possuem hastes, suas dobras não são tão rígidas ou tensas.
8 – Porta com vidro
Em casas com pé direito alto e portas de vidro, opte por vestir apenas o vidro. Escolha cortinas mais transparentes, que não impeçam a luminosidade.
Assim, para dar destaque às portas ou janelas, escolha um tecido com estampas grandes e cores fortes que contrastem e se harmonizem com a mobília.
9 – Telhados inclinados estilo chalé
Por certo, as aberturas com mecanismo de controle proporcionam privacidade e permitem a passagem de luz natural.
Visto que, se quiser desfrutar das vistas para o exterior, basta dobrar a cortina ou rodar as ripas.
Das variações
E vale lembrar que também é importante verificar o efeito do tecido à noite e com luz artificial, pois pode sofrer variações significativas, e neste caso pode utilizar outros elementos para o destaque como uma luminária, quadros, folhagens, móveis entre outro.
Equipe Tudo Gosto Blog!
Tags
Cortinas e persianas Decoração
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente