14 Dicas Para Organizar Uma Festa

14 Dicas Para Organizar Uma Festa

14 dicas para organizar uma festa, ano passado tivemos a experiência de organizar uma festa para amigos e familiares, após passar por 2 anos de restrições sociais, resolvemos dar uma festa.

Para isso, convidamos uma amiga para auxiliar na organização, pois esta é a parte mais sensível do evento, é uma tarefa que exige planejamento, criatividade e atenção aos detalhes. 

Mas com atenção a cada detalhe, é possível transformar a sua festa em um evento inesquecível. 

Planejamento e organização

Então, relacionamos pontos que entendemos importantes e o resultado foi este. Confira as nossas 14 dicas para planejar e organizar uma festa, que preparamos com muito carinho e estudo, neste caso tanto para aniversário ou outro motivo, são sugestões para deixar a sua festa ainda mais especial.

1. Defina o tema da festa

Escolher o tema da festa é o primeiro passo para dar uma cara à festa. Isso inclui festas temáticas, como carnaval, super-heróis, aniversário patati patatá.

Festas mais tradicionais, como formaturas ou casamentos, o tema ajuda a nortear a escolha dos detalhes e da decoração.

A partir do tema você tem a festa personalizada, para isso, invista em detalhes que fazem a diferença, como lembranças para os convidados, e até mesmo um cardápio exclusivo.

2. Escolha o local

O local é um dos itens mais importantes na organização da festa. 

É preciso levar em consideração o número de convidados, a localização e o tipo de evento. 

Se a festa é ao ar livre, é necessário verificar se o local conta com área de sombra, situação climática, banheiros, estacionamento e outros itens de conforto.

Tenha um espaço que seja amplo o suficiente para acomodar todos os convidados, de fácil acesso e ter estrutura adequada para a realização do seu evento.

Dicas para organizar uma festa
Dicas para organizar uma festa

3. Crie uma lista de convidados

A lista de convidados é um item importante para que a festa seja um sucesso. É preciso levar em consideração o número máximo de pessoas para o local escolhido, defina uma data limite para os convidados confirmarem presença.

4. Escolha o cardápio

O cardápio é um dos itens mais importantes de uma festa. Além de atender aos gostos dos convidados, é preciso levar em consideração a logística de preparação e serviço. 

Se a festa for de grande porte, é interessante a contratação de um profissional para cuidar do Buffet, caso contrário, você consegue administrar melhor o cardápio, embora a terceirização para este item seja melhor opção.

Dicas para festa cardapio buffet
Dicas para festa cardapio buffet

5. Cuide da decoração

A decoração também é um dos itens mais importantes para deixar uma festa ainda mais especial. Além de combinar com o tema escolhido, é preciso levar em consideração a harmonia de cores e o tipo de iluminação. Existem empresas especializada neste tipo de serviço.

6. Escolha a trilha sonora

A animação da festa conta com uma trilha sonora que seja de agrado do público convidado, lembre-se que cada faixa etária é um gosto diferente. 

Além de escolher músicas que agradam a maioria dos convidados, é preciso levar em consideração o tipo de evento, horário e o local.

Você pode contratar um DJ para comandar o som de seu evento, converse, explique quem são os convidados, o motivo da festa, certamente você terá um grande evento.

Uma boa trilha sonora é essencial para animar uma festa. Por isso, invista em um sistema de som de qualidade ou contrate um profissional para cuidar da playlist e da sonorização do evento.

Dicas para organizar evento
Dicas para organizar evento

7. Material para festa

Desde copos, pratos, talheres e guardanapos, até itens de decoração, como velas e flores, é preciso pensar em cada um dos itens para a festa ser um sucesso. 

É importante também escolher itens que combinem com o tema e a decoração da festa, por isso, faça uma relação de empresas de sua cidade ou região que alugam estes itens.

Dicas para organizar uma festa

8. Fotógrafo profissional

Para você ter mais tranquilidade e apreciar o evento, é importante contar com profissionais experientes em eventos, o registro deste momento é tão importante quanto os demais itens, para isso, conte com um fotógrafo, esses profissionais são essenciais para registrar os momentos da festa.

9. Tenha um backup para situações imprevistas

Preparar um plano B é fundamental para lidar com situações imprevistas. 

Desde chuva até problemas com fornecedores, ter um backup para cada setor da festa pode evitar estresse e garantir que a festa ocorra sem problemas.

Por fim, um gerador de energia é muito útil e pode garantir a continuidade e o sucesso do evento em caso de queda de energia.

10. Invista em iluminação

Para uma festa noturna, a iluminação é fundamental para criar uma atmosfera de festa, ela faz parte da decoração.

Além de iluminar o local, é importante escolher uma iluminação que combine com o tema e a decoração.

11. Ofereça bebidas refrescantes

Bebidas refrescantes são essenciais para manter os convidados hidratados e animados durante uma festa. 

Então, além de água, é importante oferecer opções de refrigerantes, sucos e drinks, para atender aos gostos de todos.

12. Crie um ambiente acolhedor

Dica de festa
dicas para festa

Um ambiente acolhedor é fundamental para que os convidados se sintam à vontade. 

Além de uma decoração charmosa, é importante disponibilizar assentos confortáveis ​​e espaços para descanso, se necessário, disponha uma área para fumantes e informe os convidados deste espaço exclusivo.

13. Ofereça entretenimento 

Desde brincadeiras até jogos, é importante oferecer opções de entretenimento para os convidados. 

Isso garante que eles estejam convidados e envolvidos na festa. Além disso, é uma ótima maneira de quebrar o gelo e criar um ambiente descontraído.

Para o público adulto masculino, uma mesa de sinuca, bilhar, é uma opção, para crianças as opções são inúmeras, como vídeo-games, piscina de bolinha, entre outros tipos de brinquedos que você pode locar.

festa de criança
festa de criança

14. Pense na segurança

A segurança dos convidados é fundamental e deve ser prioridade na organização da festa. 

Além da contratação de seguranças, é importante ter medidas de emergência em caso de incêndios ou outros imprevistos.

No entanto, verifique com o proprietário o local do evento quanto a regularização do local, alvará de funcionamento, se dispõe de um PPCI, plano de prevenção contra incêndios, devidamente sinalizado, com extintores, portas de saída de emergência e outros itens que identificar no local.

Agora que você já conhece as 14 dicas para organizar e decorar uma festa, é hora de colocar em prática e realizar um evento incrível. 

Não esqueça de envolver os convidados na organização, crie um ambiente acolhedor e pense em todos os detalhes para garantir o sucesso da festa.

Conclusão

Organizar uma festa pode ser um desafio, mas com as dicas apresentadas neste artigo, você pode tornar esse processo mais simples e divertido.

Com essas 14 dicas, você pode ter certeza de que sua festa será um sucesso.

Aliás, não perca a oportunidade de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades e tendências em festas e eventos.

Agradecemos pela sua leitura e esperamos ter ajudado na organização de sua próxima festa.

Não hesite em compartilhar suas dicas e sugestões conosco, pois adoramos ouvir nossos leitores.

Até a próxima!

Equipe Tudo Gosto Blog! Facebook, Instagram

Adriano Drinko

Adriano Drinko

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.