Mulheres e as Compras, Aprenda Maneiras Simples de Controlar Gastos

Mulheres e as Compras, Aprenda Maneiras Simples de Controlar Gastos

Quando se fala na relação Mulheres e as compras, logo vem a mente a palavra consumo, mas nem sempre é assim, esse conceito consumista tem mudado e tem prevalecido o conceito de economista.

Em meio ao estoque de álcool gel para as mãos e a busca exacerbada de papel higiênico em supermercados, muitos de nós achamos na pandemia uma revelação em termos de economia financeira e preparação para futuros financeiros incertos.

Mulheres e as Compras

Mulher comprando

Mudança de hábitos

Curiosamente, passamos por um período que atingiu o globo terrestre como um todo, muitas das indústrias mais atingidas foram a falência, em diversos segmentos: viagens, educação, serviços de saúde e varejo.

Neste período veio o desemprego e a crise em alguns setores, mas para outros nasceu a oportunidade, e houve quem soube explorar e tirar proveito deste período.

Então, o que podemos fazer, como mulheres, para prevenção e nos preparar para o tempo de crise e criar uma reserva eventual?

Mulheres e as Compras

Mulheres e as Compras

Imprevistos financeiros

Os imprevistos financeiros podem surgir a qualquer momento, e estar preparado para eles é fundamental para garantir a saúde financeira e a tranquilidade da sua vida.

Como casal, já passamos por muitas experiências, então vamos deixar aqui algumas dicas que aprendemos, para que você possa se preparar para os momentos de crise financeira.

Mulheres e as Compras

Mulheres e as Compras

Crie uma reserva financeira

Antes de mais nada, a primeira coisa a fazer é criar uma reserva financeira para os imprevistos. Ela pode ser constituída por uma quantia de dinheiro que você guarda mensalmente ou por aplicações financeiras que possam ser resgatadas rapidamente em caso de necessidade.

É importante que essa reserva seja suficiente para cobrir despesas inesperadas, como uma doença ou um conserto no carro.

Mulheres e as Compras

Mulheres e as Compras

Tenha uma planilha de gastos

Outra dica importante é manter uma planilha de gastos atualizada, seja numa agenda, seja num software, para que você tenha um controle sobre as suas despesas e saiba onde está gastando seu dinheiro.

Com essa planilha, ficará mais fácil identificar gastos supérfluos e cortá-los em momentos de crise financeira.

Não se endivide

Para nossa família foi importante ter evitado o endividamento desnecessário e priorizar o pagamento das dívidas antigas antes de contrair novas.

Além disso, é importante negociar taxas de juros mais baixas com os credores e optar por pagamentos parcelados quando necessário.

Invista em sua formação

Investir em sua formação e buscar novas oportunidades de trabalho também pode ajudá-lo a se preparar para imprevistos financeiros.

Quanto mais habilidades e conhecimentos você tiver, maiores serão as suas chances de conseguir uma remuneração melhor e se proteger contra possíveis crises financeiras.

Em comum acordo decidam quem irá estudar e quem vai aguardar, pois no nosso caso um teve que esperar o outro concluir o curso para o outro começar.

Conte com a ajuda de profissionais

Por fim, não tenha vergonha de buscar ajuda de profissionais da área financeira. Eles poderão orientá-lo sobre os melhores investimentos e ajudá-lo a criar uma estratégia para lidar com imprevistos financeiros.

Mulheres e as Compras

Mulheres e as Compras

A evolução do investimento

Utilizar uma planilha para acompanhar a evolução do seu investimento pode facilitar o modo para visualizar o seu resultado.

Este, pode ser organizado por dia, semana, mês, ou por operação, nesta planilha, você pode informar custos, despesas, taxas, lucro, prejuízo etc.

A informatização dos resultados traz um tipo de raio x da evolução, e ajuda a ver a realidade dos valores.

Assim, você não precisar perder tempo buscando notas, datas, cálculos e demais anotações tornando mais ágil o seu gerenciamento financeiro.

Com isso, o importante é facilitar o caminho para cumprir suas metas e alcançar seus objetivos.

Mulheres e as Compras

Mulheres e as Compras

Eduque-se

Investir em sua educação financeira, em um treinamento, é importante, tanto quanto investir de verdade.

Com conhecimento que você ganha pode controlar seus gastos logo mais a frente ao longo de sua vida.

Alguns cuidados ao começar a investir são: Entender e evitar taxas e despesas desnecessárias; conhecer sua tolerância ao risco;

Acompanhar seus investimentos ao longo do tempo; entender até onde a questão fiscal pode incidir sobre seus investimento.

Como opção, lendo livros de investimentos, ouvindo podcasts ou aproveitando as ferramentas de aprendizado online, há muito material gratuito e de qualidade a nossa disposição na web.

Enfim, não subestime sua capacidade em economizar, nós mulheres somos financeiramente inteligentes, nossa capacidade vai além, pode ter certeza, não caia em nenhum modelo estereótipo contrário!

Planeje seus investimentos com base em metas de vida de longo prazo para você e sua família.

Nas palavras de um renomado empreendedor norte americano ele ensina que:

O melhor momento para começar a investir e economizar para o futuro é ontem. A segunda melhor hora é hoje.

Então, fique a vontade em compartilhar conosco suas experiências de como tem feito para controlar seus gastos, suas dicas…?

Será uma alegria receber seu contato em nossas redes sociais, Instagram e facebook.

Até breve!

Mulheres e as Compras

Mulheres e as Compras

Equipe Tudo Gosto Blog!

Tags

Mulheres e as compras

Rose Paim

Rose Paim

Olá, sou a Rose Paim, estilista formada em Design de Moda, amo a criação de peças exclusivas e corte/costura. Minha paixão pela moda transparece em cada artigo, procuro refletir minhas habilidades e visão atemporal sobre a moda.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.