Seguro Automóvel e Assistência, Entenda A Diferença Entre Estes Serviços?

Seguro Automóvel e Assistência, Entenda A Diferença Entre Estes Serviços?

Descubra qual a diferença entre Seguro automóvel e assistência, as características destes serviços oferecidos por entidades do setor.

Afinal, qual destes serviços devo contratar para realmente atender as minhas necessidades?

A incerteza frequentemente surge, especialmente entre aqueles que buscam proteger sua propriedade ou a própria pessoa.

O que devo contratar? Seguro ou a assistência?

Seguro automóvel e assistência

Então, neste artigo vamos entender com exatidão as características destes produtos e como eles funcionam.

Dessa forma, será mais fácil decidir e escolher a opção que melhor atenda às nossas necessidades na hora de contratar.

Para este serviço, é importante entender o que você considera importante para realmente contratar e o que não precisa.

Seguro automovel
Seguro automóvel

O que é um seguro?

O seguro automóvel tem uma definição muito simples, pois, trata-se de um contrato, bilateral, ou seja, entre duas partes.

Assim, mediante um pagamento, uma das partes, o contratado, se responsabiliza em arcar com um valor, este a título de indenização, para o caso de hipóteses previstas em contrato.

Resumidamente, se um dos riscos previstos em contratado vierem a acontecer com o bem ou a pessoa que está devidamente protegido(a) pelo seguro, a seguradora responsável será acionada pelo segurado, e esta se responsabilizará pelo pagamento da indenização prevista em contrato.

Existe uma questão de suma importância e para esta é que gostaríamos de chamar atenção, que é onde consta o termo “mediante pagamento”.

No ato da contratação do seguro, é de vital importância o pagamento o valor inicial acordado, e apenas após esse pagamento que seu contrato entrará em vigor.

Essa quantia, é comumente conhecida no ramo de seguros pelo nome de “prêmio”.

Outro quesito importante e deve ser conferido com atenção, é a respeito da carência, após o pagamento em quanto tempo entra em vigor.

Há casos em que é previsto 3 dias de carência, mesmo após o pagamento, a partir de então o contrato passa a vigorar.

Para aqueles que são inexperientes nesta área tem um detalhe que muitos desconhecem, que é uma participação chamada franquia.

Seguro e assistência
Seguro e assistência

Seguro automóvel e assistência

Um exemplo prático disto é a seguinte situação, você assina a contratação do seguro de seu automóvel, efetua o pagamento do prêmio, quer parcelado ou não, a partir de então, assinado o contrato e o prêmio pago, com exceção dos casos em que há período de carência, o seu automóvel estará assegurado.

Digamos que, acontece um imprevisto, seu automóvel seja roubado, por exemplo.

Neste caso, você deve acionar o seguro de seu automóvel, verificado todas as exigências do contrato, então, a seguradora pagará a você (o segurado) a indenização para que então, você possa comprar um novo automóvel.

Porém, um detalhe que está presente em todos os seguros, a franquia, que nada mais é que a contrapartida do segurado.

Aliás, todo seguro tem esta cobrança de franquia, que é uma participação financeira, a qual é paga pelo segurado sempre em que o seguro for acionado em caso de sinistro.

Um outro ponto importante é que todo serviço de seguro traz muito bem especificado em contrato quais coberturas, riscos e prazo em que estarão cobertos.

No exemplo citado, se esta situação, no caso “roubo”, se não constar no contrato a cobertura para roubo a seguradora não irá pagar indenização.

Seguro e assistência
Seguro e assistência

Seguro e assistência

Em geral, o seguro, sempre será feito sobre alguém ou algo. Um bem como automóvel, uma residência, um estoque de uma empresa, a vida de uma pessoa, um imóvel, uma viagem, entre outros.

O contrato estará vinculado ao CPF do contratante, para o caso de pessoa física ou CNPJ para casos de pessoa jurídica.

Com os devidos dados de eventuais beneficiários e/ou do objeto assegurado, como o documento do carro, por exemplo, ou a matrícula de um imóvel.

O fato é que nos dias de hoje o seguro é uma ferramenta necessária a vida e o patrimônio das pessoas.

O seguro é a seguinte situação, você espera nunca precisar, mas se preciso for, ele é fundamental. Aliás, o seguro contratado é uma forma de compartilhar riscos entre cliente e seguradora. Sem dúvida é a melhor solução em que visa amenizar riscos diminuindo.

Seguro e assistência
Seguro e assistência

O que é cobertura de um seguro?

A cobertura é o conjunto de hipóteses em que a seguradora se responsabilizará em pagar ao segurado, a título de indenização quando do fato sinistro.

Aliás, importante verificar ao contratar o seguro, certifique-se que esteja muito bem especificado todas as situações em contrato.

Desde o que está coberto e o que não está coberto, uma vez assinado e pago, o contrato está “fechado” e não tem como reclamar se algo ocorrer e não estiver listado no documento.

Isso é de suma importância.

Outro exemplo para ajudar a esclarecer, de forma prática vamos a mais um exemplo:

Suponhamos uma situação hipotética, que você contrate o seguro para o seu imóvel, neste caso um apartamento.

Na contratação, você tem citado no contrato que o seguro possui coberturas contra vendavais, incêndios e até enchentes.

Então, no caso de um vendaval, incêndio ou enchente causarem prejuízos ao seu imóvel, conforme contrato, a seguradora terá que ressarcir os valores que estavam previamente contratados para cada uma dessas situações.

Contudo, lembre-se mais uma vez, você tem sua participação, terá que pagar a franquia, para que o bem seja indenizado, conforme contrato.

Desta maneira, é importante que você verifique todos os custos envolvidos em caso de sinistro, incluindo o que será pago pela seguradora e qual será sua participação.

Assitência 24horas
Assistência 24horas

Leia também:

Entenda como funciona o Seguro de Automóvel

O que é uma assistência?

A assistência é diferente do seguro, pois trata-se de um grupo de serviços que o contratante pode optar, se a seguradora assim oferecer este tipo de assistência.

Estes serviços, podem ser prestados ao cliente através de acionamento, sendo contratados de forma direta ou indireta.

O cliente tem a opção de contratar um grupo de assistências de forma indireta quando estas estão inclusas no seguro.

Para melhor entender faça o seguinte raciocínio, você faz um contrato de seguro para o seu carro, com as devidas coberturas, e este contrato possua assistências para emergências.

Outro exemplo é seu carro ter um problema mecânico e então você não consiga ligá-lo, neste caso você não possui uma cobertura contra falhas mecânicas.

Porém, com a assistência você poderá solicitar o serviço de um reboque, um guincho ou até mesmo de um mecânico se estiverem previstos em sua assistência para emergências.

Os serviços de assistência oferecidos pelas seguradoras vão além e podem abranger diversos tipos de trabalhos.

Seguro automóvel
Seguro automóvel

Serviços importantes

Estes podem apoiar você a cuidar de seus bens móveis ou imóveis, há casos em que a assistência atende até mesmo seu pet.

Ou seja, com uma assistência contratada para a sua casa, caso o chuveiro estrague, você pode chamar um encanador para resolver o imprevisto.

São muitos os serviços considerados nas assistências.

Há casos no mercado em que você tem a possibilidade de contratar de forma direta e exclusiva um serviço de assistência.

Algumas seguradoras têm a característica de oferecer este serviço e ele não estar atrelado a contratação do seguro.

Existem modalidades de assistência que estão vinculados a pessoa e não ao bem.

Assim, se você estiver em um local diferente do seu imóvel, como em uma casa de veraneio, em férias, na casa de um amigo ou familiar, e algum incidente ocorrer, como vazamento de água ou problema com a fechadura, será importante estar protegido.

Você pode entrar em contato e solicitar o serviço de assistência para resolver o problema, e tudo isso 24 horas por dia.

Logo, já há empresas de seguro que oferecem assistência 24 horas, serão muito úteis em uma situação de emergência procure por essas opções.

Seguro e assistencia
Seguro e assistência

Qual a diferença entre assistência e seguro?

Após entender as principais particularidades dos serviços de Assistência e seguro, é possível perceber qual a diferença entre os dois.

Enquanto o seguro se limita a indenizar o segurado ou demais beneficiários por conta de algum sinistro, a assistência consiste em prestação de serviços.

Um exemplo bem esclarecedor é se o seu chuveiro elétrico queime e você opta pelo serviço da assistência do seguro e chama um eletricista.

Isso não envolve nenhum ressarcimento ou indenização financeira para o contratante, tão somente a mão de obra.

Então, esperamos ter de alguma forma contribuído para esclarecer as diferenças entre o seguro e a assistência.

Lembrando que o seguro tem o benefício da indenização mediante um sinistro, e a assistência uma prestação de serviços sem custos adicionais.

Por fim, não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais, facebook, instagram.

Fonte: https://cnseg.org.br/ Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. https://www.seguroautosim.com.br/

Equipe Tudo Gosto Blog!

Tags

Seguro Seguro automovel e assistencia

Fabricio Lima

Fabricio Lima

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.